11 de julho de 2017

SEGREDOS E MENTIRAS - DIANE CHAMBERLAIN

LIVRO - SEGREDOS E MENTIRAS - DIANE CHAMBERLAIN

A carta não terminada é a única pista que Tara e Emy têm para entender o que levou sua amiga Noelle ao suicídio. As três eram inseparáveis desde a faculdade e tudo a respeito de Noelle – seu trabalho de parteira, a forma como se dedicava apaixonadamente a diversas causas sociais, seu amor pelos amigos e a família – se encaixava na descrição de uma mulher que amava a própria vida, só que havia muitas coisas que Tara e Emy desconheciam.


NOTA SOBRE O LIVRO:

Diane Chamberlain é formada em serviço social e, antes de ter a primeira obra publicada, trabalhou em hospitais com atendimento psicoterapêutico de adolescentes. Meu primeiro contato com a autora foi através do livro "Perdas e Danos". O que mais chamou minha atenção para ler foi o motivo que levou Noelle a cometer o suicídio, porém, este livro traz muito mais do que isso.

Este livro, é um dos mais difíceis de comentar, afinal, existem muitos segredos ao redor da personagem principal, que é Noelle e se não tomar cuidado, acabo revelando tudo. Um belo quebra-cabeças para ser montado e o suicídio em si perde totalmente o foco quando esses segredos começam a ser revelados. Neste caso, tanto Emy quanto Tara vivem uma situação inusitada, que é conhecer verdadeiramente alguém que "conheciam" muito. Uma das mensagens do livro é que a gente pode viver anos ao lado de uma pessoa, mas nunca saberemos quem é ela de verdade, o que ela é capaz de fazer, seja por bem ou por mal!

Os capítulos são narrados individualmente por cada personagem de forma sincronizada, mas também inteligentemente cativante. Noelle (narrado em terceira pessoa), Tara, Emy Anna e Grace (em primeira pessoa).

Tara e Emerson conheceram Noelle na faculdade. Tara namorou Sam por sete anos até se casarem e terem a primeira e única filha, Grace, atualmente com 16 anos. Emy casou-se com Ted e juntos tiveram Jenny, também com 16 anos! Sam faleceu em um acidente de carro poucos meses antes do suicídio de Noelle. Jenny é uma garota doce e se dá bem com a mãe, Emy. Grace é uma garota mais rebelde e reservada e não dá espaço para a mãe, Tara. A relação das duas tem sido bem fria, ainda mais agora que Sam faleceu. Ian é ex-noivo de Noelle e sócio de Sam! Ele tem sido bem presente na vida de Tara, mas também tudo o que sabe de Noelle é o que as amigas sabem, ou seja, quase nada.

Os segredos de Noelle são muitos e todos desconhecidos por suas amigas Emy e Tara. Somente agora que estão mexendo em tudo que pertencia à Noelle estão descobrindo tais segredos e claro, ficando completamente embasbacadas, pois nunca perceberam e nem imaginaram que Noelle era capaz de fazer tais coisas.

Anna é mãe de Haley, que tem apenas 13 anos e que sofre com a volta da leucemia. Anos antes quando a doença foi detectada, Bryan, o pai de Haley, não suportou a dor e em um ato de covardia, simplesmente foi embora deixando mulher e filha sozinhas nessa luta. Agora que soube que a doença da filha está de volta, ele também voltou para recuperar o tempo perdido e lutar pela cura da filha. Há porém algo que aconteceu com o casal anos atrás que coloca Noelle ligada a eles.

O leitor vai sabendo de tudo. Achei que faltou um desfecho para Ian, que talvez em um ou dois capítulos fosse dado mais espaço para ele, porém, entendi que ele não era o foco e que sua participação não alteraria o rumo da história, mas quando li a última linha simplesmente lembrei de respirar. Enquanto pensava no que escrever sobre o livro fui tendo flashes dos indícios e dos detalhes que achava tão bobo, mas que no final fizeram todo sentido!

Esse sem dúvida levou a quarta estrela na reta final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA PUBLICAÇÃO!