19 de março de 2017

SÉRIE AS 4 ESTAÇÕES DO AMOR - SEGREDOS DE UMA NOITE DE VERÃO - #01 - LISA KLEYPAS

SEGREDOS DE UMA NOITE DE VERÃO - #01 - LISA KLEYPAS

Apesar de sua beleza e de seus modos encantadores, Annabelle Peyton nunca foi tirada para dançar nos eventos da sociedade londrina. Como qualquer moça de sua idade, ela mantém as esperanças de encontrar alguém, mas, sem um dote para oferecer e vendo a família em situação difícil, amor é um luxo ao qual não pode se dar. Certa noite, em um dos bailes da temporada, conhece outras três moças também cansadas de ver o tempo passar sem ninguém para dividir sua vida. 

Juntas, as quatro dão início a um plano: usar todo o seu charme e sua astúcia feminina para encontrar um marido para cada, começando por Annabelle. No entanto, o admirador mais intrigante e persistente de Annabelle, o rico e poderoso Simon Hunt, não parece ter interesse em levá-la ao altar – apenas a prazeres irresistíveis em seu quarto. A jovem está decidida a rejeitar essa proposta, só que é cada vez mais difícil resistir à sedução do rapaz. As amigas se esforçam para encontrar um pretendente mais apropriado para ela, mas a tarefa se complica depois que, numa noite de verão, Annabelle se entrega aos beijos tentadores de Simon... e descobre que o amor é um jogo perigoso.


NOTA SOBRE O LIVRO:

A série composta por quatro livros escrita por Lisa Kleypas segue a orientação das estações do ano exatamente na ordem em que elas ocorrem para cada uma de suas histórias e, todos os livros publicados no Brasil. São narrados em terceira pessoa – da forma como eu amo! 

1) Segredos de uma noite de verão 
2) Era uma vez no outono 
3) Pecados no inverno 
4) Escândalo na primavera 

A autora traz um cenário um pouco diferente, já que os personagens principais não são tão nobres assim. A Família de Annabelle está falida após a morte do pai e sem um dote, a garota (atualmente com 25 anos) está ficando solteirona e sem um bom partido para o casamento. Uma situação bastante perturbadora, porque Annabelle não tem uma terceira opção. Ou ela se casa com um bom partido ou seu destino será tornar-se amante de alguém que a mantenha e para a época, isso, obviamente, era um escândalo. Não que as pessoas fossem perfeitas, ao contrário, todas com muitos defeitos e muitos pecados, mas é sempre mais fácil falar da vida dos outros e fingir que não erra. 

Simon Hunt é um dos filhos de um açougueiro, mas não foi exercendo a profissão do pai que ele enriqueceu. Um homem inteligente e visionário para sua época se tornou um grande empresário, porém, apesar de todo dinheiro, Simon não tinha um título de nobreza e por esse motivo sabia que não era bem visto pela mesma sociedade que condenava Annabelle. Aos 33 anos era um homem forte, bonito, atraente e muito, muito inteligente, porém, estava longe de seus ideais se tornar um homem casado. Era considerado um plebeu por todos os nobres – mesmo que falidos – da sociedade inglesa. 

Durante um dos últimos bailes da temporada Annabelle conhece as irmãs Lillian e Daisy Bowman e Evie. Cada uma com suas peculiaridades, mas que praticamente estão na mesma situação que Annabelle. Todas conhecidas pelos intermináveis chás de cadeira que tomavam durante os bailes, já que nenhuma das quatro recebia nenhum convite para dançar, mesmo desesperadas para casar. As jovens traçaram um plano onde juntas encontrariam um marido para Annabelle e na sequência para as outras três. 

Algumas pessoas possuem atitudes e caráter de nenhum valor e dentre elas, está o repugnantes Sr. Hodgehan, que é um homem que se dizia amigo do pai de Annabelle, mas que transava com a mãe dela em troca de lhe dar algum dinheiro. Obviamente o canalha estava de olho em Annabelle.

Em resumo, a história nos mostra que naquela época era muito comum as pessoas se casarem apenas por interesses. Tanto homens quanto mulheres e que amor, respeito, dedicação e fidelidade era algo que não tinha valor. Todos fingiam ser felizes, mas no fundo, o que sempre comandou o mundo foi o dinheiro. Simon e Annabelle obviamente se apaixonaram, mas nenhum dos dois deu o braço a torcer, até que o casamento foi inevitável. Nunca haviam se declarado apaixonados um ao outro, mas o desejo entre eles era evidente e incontestável. Todos, inclusive a família de Simon deduziram que Annabelle só havia se casado com ele visando o dinheiro.

O que eu mais gostei nessa história foi o aprendizado que todos os personagens adquiriram, mas principalmente Annabelle, porque ela foi criada sob a perspectiva de que felicidade estava relacionada a títulos. Ela aprendeu que felicidade é muito mais do que tudo isso. As pessoas, sejam daquela época ou dessa, sempre foram e sempre continuarão sendo muito hipócritas, pois todos julgam sempre a partir da aparência. É preciso realmente conhecer o interior de uma pessoa para amá-la ou não. O julgamento sempre virá de alguma forma, porque é comum no ser humano se achar no direito de se apropriar da vida do outro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA PUBLICAÇÃO!