22 de novembro de 2016

ORGULHO E PRECONCEITO - JANE AUSTEN

ORGULHO E PRECONCEITO (PRIDE AND PREJUDICE) - JANE AUSTEN

Considerada a primeira romancista moderna da literatura inglesa, Jane Austen começou seu segundo romance, "Orgulho e Preconceito", antes dos 21 anos de idade. Assim como em outras obras de Austen, o livro é escrito de forma satírica. 

O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século XVIII. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo. Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível marido para uma de suas filhas. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele por ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato.


NOTA SOBRE O LIVRO: 

"Orgulho e Preconceito" é especial porque transcende o preconceito causado pelas primeiras impressões e mostra como este mesmo sentimento pode interferir nos julgamentos errôneos feitos a outras pessoas. A autora mescla o comportamento cotidiano de seus personagens com situações sérias e cômicas dando ao leitor uma história mais leve. 

O Sr. Bingley, um jovem rico e elegante, chega em Netherfield, perto da propriedade dos Bennet. Ele chega à cidade acompanhado de sua irmã, Caroline Bingley e de um amigo, o Sr. Darcy. Enquanto Bingley é bem recebido pela comunidade, Darcy mantém uma postura mais distante e desconfiada com relação as pessoas do campo. Bingley e Jane Bennet, irmã de Elizabeth, iniciam um relacionamento, que não é muito bem visto pela irmã do jovem, mas totalmente aprovado pela família da moça. Jane é considerada socialmente inferior. Enquanto isso, Elizabeth é “ferida” pela rejeição de Darcy e decide rebater a indiferença dele com sua perspicácia.

Em seguida Elizabeth começa uma amizade com o Sr. Wickham, um oficial que tem animosidades com o Sr. Darcy. O Sr. Wickham conta a ela que foi maltratado por Darcy, e Elizabeth imediatamente agrega tais informações aos últimos acontecimentos, gerando assim um sentimento de ódio. Ironicamente, mas sem o conhecimento dela, Darcy está totalmente interessado pela jovem.

Quando o Sr. Bingley parece resolvido a propor casamento a Jane, todos partem repentinamente de Netherfield, deixando Jane confusa e desapontada. Elizabeth se convence de que a irmã de Bingley aliada ao Sr. Darcy conspiraram para separar os dois apaixonados.

Após a partida de Bingley e seus pares, o Sr. Collins, o primo das irmãs Bennet, pretenso herdeiro de Longbourn, chega à casa da família e fica um tempo com eles. Este Sr. Collins é um clérigo apadrinhado de Lady Catherine de Bourgh, coincidentemente tia do Sr. Darcy. Além de ter vindo visitar sua patronesse, vem escolher, entre as irmãs Bennet's, uma esposa. O Sr. Bennet e Elizabeth não aprovam o seu comportamento egoísta e pedante; Collins se interessa por Jane, mas quando sabe de suas pretensões por Bingley, se volta para Elizabeth, a quem propõe casamento. Elizabeth o rejeita, para desgosto da exagerada Sra. Bennet. Tamanha é a prova de que ele somente queria uma mulher qualquer para esposa, que acaba propondo casamento a uma amiga íntima de Elizabeth, Charlotte Lucas, que o aceita. A jovem deixa claro que aceitou o casamento por não ter outra opção e por não haver nenhuma perspectiva de casamento em sua idade.

Durante a primavera Lizzy vai visitar a casa da amiga e de seu primo e acaba conhecendo Lady Catherine, onde encontra o Sr. Darcy, que se declara apaixonado pela jovem. Com base nas informações que tinha, na opinião que já havia formado, Lizzy rejeita Darcy. Não tendo outra alternativa de se justificar, Darcy escreve uma carta à Lizzy contando sobre as más intenções de Wickham e também sobre o errôneo julgamento que havia feito sobre Jane. Lizzy descobre a verdadeira face de Wickham, que seduziu Georgiana, irmã mais nova de Lizzy apenas para se vingar, causando um tremendo tormento na família e deixando Darcy encurralado.

Somente algum tempo depois, quando confrontada e intimidada por Lady Catherine, logo após o retorno de Darcy e Bingley a Netherfield é que Lizzy se encoraja para enfrentar a senhora arrogante e pretensiosa, aceitando finalmente o pedido de casamento de Darcy. Jane e Bingley também ficam juntos, deixando a velha irritadíssima, mas, quando vê que não há alternativas, acaba aceitando finalmente a felicidade dos jovens.

Considerado a obra prima de Jane Austen, "Orgulho e Preconceito" ganhou adaptações para o cinema, tanto é que a capa desta edição, que é bilíngue (português e inglês) recebe a mesma foto do filme com os atores Keira Knightley e Matthew Macfadyen nos papéis principais.

Dou ❤❤❤❤❤ (cinco corações) para esta história de um modo geral considerando tanto o livro quanto o filme, embora, nas 2 horas e 6 minutos de filme, creio que daria para melhorar um pouco mais o final...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA PUBLICAÇÃO!