23 de novembro de 2015

LIVRO - O LADO FEIO DO AMOR (UGLY LOVE) - COLLEEN HOOVER

O LADO FEIO DO AMOR (UGLY LOVE) - COLLEEN HOOVER

Quando Tate Collins se muda para o apartamento de seu irmão, Corbin, a fim de se dedicar ao mestrado em enfermagem, não imaginava conhecer o lado feio do amor. Um relacionamento onde companheirismo e cumplicidade não são prioridades e o sexo parece ser o único objetivo. Mas Miles Archer, piloto de avião, vizinho e melhor amigo de Corbin, sabe ser persuasivo, apesar da armadura emocional que usa para esconder um passado de dor. O que Miles e Tate sentem não é amor à primeira vista, mas uma atração incontrolável. Em pouco tempo não conseguem mais resistir e se entregam ao desejo. O rapaz impõe duas regras: sem perguntas sobre o passado e sem esperanças para o futuro. Será um relacionamento casual. Eles têm a sintonia perfeita. Tate prometeu não se apaixonar, mas vai descobrir que nenhuma regra é capaz de controlar o amor e o desejo.




NOTA SOBRE O LIVRO:

Um dos livros mais aclamados e mais comentados nos últimos tempos e eu estava já há bastante tempo curiosa para navegar nesta viagem. De cara as únicas coisa que eu não gostei foram: o tipo de papel utilizado no livro (muito branco e muito liso), alguns errinhos em palavras que foram digitadas erradas e passaram despercebidas na revisão, a fonte utilizada e algumas letras de algumas palavras apagadas ou borradas. Sendo um livro da Galera Record eu esperava um pouquinho mais nesse sentido. Já a capa eu gostei, por manterem quase o original.

Tate precisou ir morar com o irmão, Corbin, que é piloto (assim como o pai e o avô) na cidade de São Francisco para poder se dedicar ao mestrado de enfermagem. Sua chegada ao edifício onde o irmão mora foi marcado por alguns fatos inusitados e dentre eles estava um homem, bêbado, jogado diante a porta do apartamento de seu irmão. Uma recepção e tanto.

Miles também é piloto assim como Corbin e moram no mesmo edifício. São vizinhos de porta e amigos desde que ingressaram na escola de aviação. Juntamente com eles, está Dillon, que também é piloto, mas é o grande babaca e logo que coloca os olhos em Tate já a enxerga como um novo aperitivo. Ele não se toca que Tate não o suporta. Bem diferente do que acontece com Miles, que apesar de ser bastante reservado, exala sensualidade e deixa Tati bem interessada. No início nada além de uma tentativa de convivência pacífica em consideração de ambos para com Corbin, mas logo as coisas começam a esquentar entre eles.

O livro é narrado do ponto de vista dos personagens. Enquanto Tate conta a história no tempo presente, Miles conta sua história seis anos antes, quando ainda vivia com o pai, já que sua mãe havia falecido.

A medida em que a história vai avançando você vai se sentindo mais preso na expectativa do que virá a seguir e, creio que desta forma a autora tenta passar que Miles simplesmente é assim por conta do seu passado. Seria muito fácil ela simplesmente justificar que ele é assim revelando seu "passado", mas ao invés disso ela faz com que a gente tire nossas próprias conclusões. Um passado não tão distante assim, algo que mexeu verdadeiramente com ele e que o tornou assim. Então Miles impõem duas regras ao se envolver com Tate. Primeiro: "sem perguntas sobre o seu passado". Segundo: "Sem perspectivas para um futuro". Claro que Tate aceita as regras, apesar do certo susto que leva, mas por mais que ela tente engolir tudo isso, no fundo ela alimenta grandes esperanças de que as regras do jogo mude. Ele sente-se atraído sim por ela, mas ele não admite nenhum envolvimento afetivo. Eu enxergo que Miles esteja realmente gostando de Tate, mas ele não vai se deixar levar por sentimento nenhum. Miles só se deixa levar pelo sexo.

Miles, atualmente com 24 anos, não é o que podemos chamar de um homem vivido, experiente, que teve vários relacionamentos e que não quer apenas se prender. Miles teve um único relacionamento ao qual se entregou, mas até aqui ainda não sabemos qual foi o desenrolar daquela relação, já que ele está contando gradativamente.

Estamos tão habituados a ler histórias de amor onde o cara se nega terminantemente a se relacionar de forma séria com a garota e depois tudo muda, que quando não muda a gente se assusta e se rebela. Odeia Miles. Bem, até aqui eu ainda não odeio o Miles e tento compreender seu ponto de vista. O que quero dizer é que mesmo Miles gostando de Tate, pelo menos sexualmente, ele não está pronto para nenhum tipo de relacionamento. Esse é um tipo de relação tão comum, aliás, esse é o tipo de relação que conhecemos mais do que contos de fadas. Essa é uma grande realidade para muitas pessoas. Tate, aos 23 anos, está vivendo com Miles uma relação dessas, onde, por ela e por seus sentimentos, se jogaria de cabeça e viveria um grande amor. Miles não está na mesma página que ela. Repito: Miles está muito ligado em Tate, mas na percepção e na concepção dele, essa "relação" é somente sexo e sexo! Acho que este é o lado feio do amor.

No entanto, não vou negar que há um lado muito bonito e surpreendente. Um lado que eu não esperava e que já estava me deixando triste. Aos que odeiam spoiler me desculpem, mas eu achei realmente que o final foi perfeito. Minha amiga Ellen detestou o livro, mas eu adorei... Adorei tanto que apenas ontem, domingão, li 82% do livro ficando a parte final para hoje. No meu conceito vale mesmo a pena ler e se aventurar pelos ares com Miles Archer & Tate. <3

E fica um aprendizado... amadurecimento é tudo na vida de qualquer pessoa... os momentos difíceis servem de experiência e a gente tem que aprender a nunca desistir de nós mesmo!


ONDE COMPRAR O LIVRO:

Saraiva (impresso)
Saraiva (digital)
Submarino
Americanas

2 comentários:

simone resende botelho disse...

Mais uma resenha perfeita Fê. Eu também amei o livro e sempre que posso revejo o clipe do trailer do filme. Ansiosa por esta estréia.

suzete disse...

parabens pela resenha Fernanda..... Adorei o livro......gosto de livros que tem uma história por tras da história..... Ansiosa pelo filme...acho que vai ser um sucesso.....

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA PUBLICAÇÃO!