27 de janeiro de 2021

MEDO DE AMAR - MARCELO CEZAR

 

MEDO DE AMAR - MARCELO CEZAR

A trama se passa em São Paulo, no início da década de 1970, quando o país vivia em plena ditadura militar e pretende mostrar que todos estão à procura da felicidade e da realização dos anseios da alma, mas muitos ainda não compreenderam que tudo isso depende do modo como se investe o poder de crer no bem...


NOTA SOBRE O LIVRO: 

Este é um romance espírita. 
Gosto muito da forma como o autor escreve e como ele amarra as situações. Muito embora ele passe o ensinamento que cada um colhe o que planta e apesar do final que teve Maria Lúcia, achei que ela não pagou pelos seus erros, assim como Henrique, o seu parceiro de maldades, intrigas, ambições e egoísmos.

Também achei Marinês, a irmã de Maria Lucia muito cordata. Ou esse povo não tem sangue nas veias ou eu ainda preciso aprender muito na minha vida, porque tudo que passaram e aguentaram, eu não aguentaria.

Maria Lucia era uma garota de família pobre e obviamente, interesseira, ambiciosa e egoísta. Pouco se importava com as pessoas, com o sentimento delas e não tinha respeito por ninguém. A relação com a mãe e a irmã era péssima e somente o pai a protegia. Tanto fez que conseguiu se casar com um homem rico e de família importante.

Henrique era seu parceiro (e nem de amigo podemos chamar), homossexual e que tinha os mesmos propósitos que Maria Lucia. Apenas se dar bem. Não tinha afeto por ninguém. Tudo em sua vida vazia se resumia em se dar bem ou se vingar das pessoas. Envolvido com gente barra pesada aprontou poucas e boas. 

Vários personagens se cruzam e a história se passa na década de 1970 durante o período da ditatura militar e chega até meados de 1996. 

O único spoiller que vou dar é que passados alguns anos, um dos personagens da história está relacionado ao acidente aéreo que ocorreu no ano de 1996 no bairro do Jabaquara, em São Paulo. Lembram do avião da TAM que caiu sobre 8 casas pouco tempo após decolar do aeroporto de Congonhas em que vitimou cerca de 99 pessoas? Este mesmo!

Como eu sempre digo, para quem não acredita em vidas passadas, reencarnação, espiritismo, leia o livro de mente aberta, de forma a viajar pela história. Alguma mensagem você irá tirar daqui. Eu sinceramente ainda estou meio anestesiada pelo término da leitura, mas no meu ponto de vista, o livro merece 5 estrelas.

Boa leitura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA PUBLICAÇÃO!