16 de março de 2016

DEPOIS DE VOCÊ - JOJO MOYES

DEPOIS DE VOCÊ - JOJO MOYES

Quando uma história termina, outra tem que começar.


Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.

Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.

Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começar a se encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.


NOTA SOBRE O LIVRO:

Este livro é a sequência da história "Como eu era antes de você". Meu medo a cada página era de descobrir quem seria a pessoa do passado de Will que surgiria e confesso que jamais pensei que seria essa tal de Lilly, ou melhor, quem seria exatamente ela.

Tirando as poucas partes que me emocionei ao ter o personagem Will Traynor lembrado, digo que de um modo geral o livro é chato e cansativo. A parte mais emocionante foi quando Lou relatou a falta que ela sente de tocar os botões da camisa macia, de tocar os fios de cabelo sedosos de Will. 

Após quase dois anos do falecimento de Will, a Lou continua sendo uma garota perdida, sem foco, sem objetivo e que ainda deixa que todos façam dela gato e sapato, que lhe digam coisas que ela não é capaz de retrucar. Ela acaba sofrendo um acidente estúpido que a fez voltar para a casa dos pais até estar melhor e onde todos a olham com olhos de piedade e desconfiança, porque a situação os levam a pensar que ela tenha tentado o suicídio. 

Lou está sempre adiando a sua vida em prol de "ajudar" os outros. Ela se anulou anos em um relacionamento com Patrick, depois se dedicou a "cuidar" de Will e agora, para piorar a sua situação, surge essa Lilly para fazer de sua vida uma verdadeira bagunça. Fiquei pensando se essa foi a forma mais inteligente que a autora encontrou de resgatar a memória do Will. 

Certas historias são únicas e não devem de modo algum ter nenhum tipo de continuação. "Como eu era antes de você" é uma dessas histórias para a gente guardar na memória e alimentar a própria imaginação.

Alguém disse a Lou que ela tem "complexo de salvadora" e é verdade. A família dela continua sendo um pé no saco, a mãe entrou numa de "ter seu espaço", o pai vive se lamentando e a irmã continua sendo uma garota mimada que só pensa em si. Nunca ninguém pode contar com ela porque ela está simplesmente fazendo sua vida e não pode colaborar com nada, muito menos com grana. 

Sam, o paramédico, é um bom partido. Ele não é rico e se apaixona por Lou, que desta vez tem a chance de seguir sua vida em frente.

Eu esperava um pouco mais dessa história. Esperava uma outra Lou, com outro comportamento, mais decidida e que principalmente, não passasse o livro todo se sujeitando a um chefe imbecil. Imaginei que com o que Will lhe deixou que ela teria investido mais em si do que em nada...

Se você já leu, deixe suas impressões nos comentários.

Boa leitura! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA PUBLICAÇÃO!