14 de fevereiro de 2016

FILME - A DUQUESA



A DUQUESA
Lançamento: 2008
Atores: Keira Knightley, Ralph Fiennes, Dominic Cooper, Charlotte Rampling.
Duração: 1 hora e 50 minutos aproximadamente.
Gênero: Drama/História (baseado em fatos reais)

O filme A duquesa é baseado em fatos reais da vida de Georgiana Spencer, atual Georgiana Cavendish, a Duquesa de Devonshire. 

Willian, o então Duque de Devonshire precisa se casar e ter um herdeiro, por isso, escolhe Georgiana como esposa. Por óbvio que o filme é bem resumido, mas já na noite de núpcias se nota o quanto o duque é nojento. Não tem o menor tato com a esposa e demonstra claramente que não sente nada por ela, exceto a necessidade de que ela lhe dê o filho esperado. Não demora muito para que surja uma garotinha para viver na casa do recém casal e lógico, sendo uma mulher inteligente como ela é, de cara nota que a menina nada mais é do que uma filha bastarda de Willian, a quem a duquesa acaba adotando como filha. Georgiana dá a luz a duas crianças, mas claro, duas meninas para total decepção do duque, que atribui a "culpa" na esposa, já que em meio a estas duas filhas, houveram outras gestações interrompidas por abortos, sendo estes de meninos. Willian é um homem bem típico daqueles tempo. Nojento, infiel e ordinário. 

A trama relata como a Duquesa obteve um papel na sociedade de sua época, diferente do papel da maioria das mulheres. A história se passa em uma época anterior à Revolução Francesa, aonde o direito de voto para mulheres só viria muitos anos depois, mas ela usa a sua influência nas rodas sociais para atuar na política. 

Paralelamente a isso, em meio as rodas sociais, Georgiana conhece Elizabeth Foster, apelidada de Bess, com quem troca confidências e dedica verdadeira amizade, no entanto, não demora para que Georgiana descubra a traição da amiga na cama com seu marido. A duquesa não tem muito o que fazer a não ser "aceitar" que a amante de seu marido conviva sob o mesmo teto, afinal, os homens sempre podem tudo, ainda mais um homem poderoso como o duque.

Logo após uma discussão, o duque força a relação sexual com Georgiana, o que culina em uma nova gravidez, só que desta vez, o fruto é o primeiro (e único) filho homem do casal. Tudo o que Georgiana quer é ser amada verdadeiramente, ser feliz, mas é apenas nos braços de Charles Grey que ela descobre o quanto é feliz e mesmo escondida do marido continua se encontrando com Charles. A felicidade dura pouco, afinal, logo o duque descobre o romance e ameaça Georgiana de nunca mais ver os filhos caso não acabe com o romance, mas a esta altura, ela já estava grávida. Ao revelar a gravidez, ela é forçada a sair de Londres até que a criança nasça e pela primeira vez Bess tem uma atitude digna, que é a de acompanhar Georgiana neste período. Logo após o nascimento da criança, Georgiana é obrigada a entrega a filha à família de Charles.

Dita como a Imperatriz da Moda, Georgiana tem um casamento infeliz, continua tendo que aceitar a amante do marido, mas é famosa e precisa agradar ao público que tanto lhe admira e continua fingindo certas coisas para não haver mais escândalos relacionados á sua pessoa. Meses depois, em uma festa de boas vindas, Georgiana acaba encontrando com Charles, que revela estar noivo e que agora tem uma "sobrinha", chamada Elisa. Elisa nada mais é do que a filha deles.

Georgiana viveu até seu último dia como a duquesa de Devonshire ao lado de Willian e claro, ao lado de Bess. Escondida do marido visitava Elisa. Após sua morte Willian se casou com Bess e Elisa, a filha, deu a sua primeira filha o nome de Georgiana.

O filme está disponível para os assinantes do Netflix e também em Blu-Ray. Clique aqui e compre seu Blu-Ray na Saraiva com um preço super bacana (R$ 39,90 em 14/02/2016).

O LIVRO:

GEORGIANA - A DUQUESA DE DEVONSHIRE - AMANDA DOREMAN

Livro vencedor do Prêmio Whitbread de Melhor Biografia e best-seller na Inglaterra, Georgiana, de Amanda Foreman, oferece um retrato da aristocracia britânica do final do século XVIII por meio da história de uma mulher que foi sua líder incontestável.

Lady Georgiana Spencer tornou-se duquesa de Devonshire, em 1774, ao se casar com William Cavendish, um dos mais ricos e respeitados aristocratas da Inglaterra. Lançada em um mundo de riqueza e poder aos 17 anos, ela conquistou prestígio imediato e reinou na alta sociedade. Georgiana pertencia à mesma família de Diana, princesa de Gales, e em seu tempo foi quase tão famosa quanto ela.

Não satisfeita apenas com a riqueza e o papel de anfitriã, mostrou-se muito influente e participativa na política. Conquistou multidões graças a suas proezas e obras sociais. No entanto, seu sucesso público mascarava um casamento infeliz, o vício em jogos, as bebedeiras, o uso de drogas e os casos amorosos.

A biografia da duquesa, cuja conturbada história está envolta em um contexto político intenso - no qual ocorreram as Revoluções Americana e Francesa, além da ascensão de Napoleão -, serviu como base para a realização do filme "A Duquesa" (2008), com Keira Knightley e Ralph Fiennes.


ONDE COMPRAR O LIVRO:

O livro está a venda na livraria Saraiva. É um livro caro, pelo menos no meu ponto de vista, afinal, seus custo hoje é de R$ 62,90, mas é aquele tipo de livro que quem gosta de história, precisa ter e ler. Ele já faz parte da minha lista de aquisições e como boa cara de pau que sou, quem quiser me dar de presente não passe vontade! Será muito bem aceito!

Clique aqui e compre o seu exemplar!

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA PUBLICAÇÃO!