13 de maio de 2015

LIVRO - SOMBRAS DO DESTINO - FERNANDA FRANÇA


SOMBRAS DO DESTINO - FERNANDA FRANÇA

Amanda era uma adolescente rebelde que perdeu o irmão de forma trágica e logo depois se envolveu em um acidente que mudaria sua vida. Ela teria que lidar com a dor da perda, imaturidade e a passagem para a vida adulta. Além disso, surgiu alguém sua vida para mostrar que todos os seus problemas não eram nada diante dos limites do próprio corpo.


NOTA SOBRE O LIVRO:


Sombras do destino é um dos títulos que fazem parte do catálogo da Editora Bezz. Há muito tempo ele estava na minha lista de próximas leituras e como, ultimamente tenho lido conforme sorteios, devido ao imenso volume de leituras, chegou a vez do livro da escritora Fernanda França, que já tem cadeira cativa aqui no blog e que, gentilmente, já nos concedeu uma entrevista. O livro está a venda tanto no formato ebook, pela Amazon, quanto no formato impresso, pela Editora Bezz.

Amanda era uma jovem de 18 anos que acabou se envolvendo em um acidente que levou uma ao falecimento e outra ficou ferida. Como punição, já que não foi considerada a culpada, ela teria que prestar serviços comunitários na pequena cidade de Cedarfalls, onde vivia com os pais, no rancho da família. Os jovens já tendem a ser difíceis, mas Amanda conseguia ser um pouco pior e seus pais sofriam com suas atitudes, além do sofrimento de já terem perdido um filho (Mike) em um outro acidente que aconteceu pouco tempo antes. Toda empáfia e auto-suficiência de Amanda parece estar relacionada com a morte do irmão. De cara eu senti uma imensa vontade de dar uns berros com a Amanda justamente por esse comportamento "rebelde sem causa". Achei-a um tanto quanto egoísta, pois não era só ela quem sofria com a morte de Mike. Seus pais também sofriam pela perda e por seus excessos, por outro lado, seu comportamento demonstrava estar bem próximo de um grito de socorro. Como não sabia se expressar, Amanda acabava cometendo erros em cima de erros.

Amanda então teria que prestar serviços comunitários no Haras Mcdowell sob a supervisão e relatórios mensais de Zemecks e, dentre suas atividades, estava os cuidados com Dylan, um garoto autista que a mãe trouxe para o Haras com o intuito de socializar o filho. Como todo autista, Dylan seria a partir dali, um desafio para Amanda, mas também para Dean, que a acompanharia de perto nesta missão. O trauma de Amanda (ops, Mandy, como ela gostava de ser chamada) estava relacionado a um cavalo, Black Jack, que retornou ao Haras um dia antes da chegada de Amanda e que também havia sido o "causador" da morte de Mike.

Dean era um tipo de empregado da propriedade dos pais de Amanda e também uma pessoa de confiança. Aos dez anos de idade os pais de Dean faleceram e foram os pais de Amanda que praticamente o adotaram. Ele demonstrou logo de cara que possuía algum tipo de interesse por Amanda, mas não ousava avançar o sinal, já que se colocava na posição de "empregado".

O tempo foi passando e Amanda parecia estar mudando, mas as pessoas que conviviam com ela, inclusive seu pai, pareciam não compreender e de tão acostumados com o comportamento que ela tinha, não percebiam tais mudanças. Começava naquele momento um novo martírio na vida de Amanda. O martírio de provar para as pessoas que ela não era mais uma garotinha inconsequente. Por outro lado, creio que todo esse conflito tenha servido de estímulo para que tanto Amanda quanto seus pais, resgatassem o verdadeiro significado da família. Aquele elo que se perdeu com a morte de Mike. Outro ponto favorável de tudo isso foi a aproximação com Dean. Amanda também se sentia atraída pelo amigo de infância e havia chegado o momento em que eles precisariam tomar uma atitude.

Até a relação com Black Jack mudou e Amanda estava muito ligada ao animal. Era como se um entendesse a necessidade do outro. Algo totalmente influenciável, mas que também era perigoso, pois o cavalo não era nada dócil e amistoso. Para os pais de Amanda isso se tornou mais uma preocupação, mas Amanda amadureceu tão rápido que era visível como ela sabia o que queria e o que precisava fazer. Quando tudo parecia estar sob controle, o animal adoeceu e novamente Amanda teve que enfrentar uma luta. A luta contra a necessidade de sacrificar o animal e a sua obstinação em curá-lo.

Aliás, na vida de Mandy nada é fácil, mas tudo, absolutamente tudo vem como um ensinamento. A morte do irmão, o acidente de carro, o trabalho comunitário, o menino autista, o cavalo que era uma afronta, o relacionamento com os pais, com Dean e, de cada situação, ela tira um aprendizado e mais uma força. A cada força um novo ponto de amadurecimento, mas Mandy era só uma menina de 18 anos. Uma idade em que nada é certo na vida da gente, uma idade em que existe muita mudança por vir e certamente, muitos planos que ficarão apenas nos planos porque a vida está apenas começando e muitos conflitos continuarão surgindo! Para Dean também nada foi fácil. Não podemos esquecer quem ele era. Um rapaz que perdeu os pais quando era criança, que trabalhava no racho dos pais de Mandy e que, por consequência, era tão jovem quanto Amanda.

O que não dá pra deixar de notar é que os problemas vem e vão e as coisas vão se resolvendo de forma normal e cronológica sem ficar aquele nó que só se desfaz no final. Tudo o que vai acontecendo na vida de Amanda vai se resolvendo de alguma forma, então, realmente, tudo só acontece para que as lições lhe sirvam de amadurecimento. Eu acho que o que define a história da Amanda é superação.

Então, como não posso revelar os desfecho da história, digo apenas que o livro está a venda tanto no formato ebook, pela Amazon, quanto no formato impresso, pela Editora Bezz. Clique sobre os títulos em lilás e acesse o conteúdo da página informada.





1 comentários:

Fernanda França Lima disse...

Obrigada Fê Miola, por todo o carinho e atenção. Adorei sua opinião sobre meu filhote e fiquei realmente feliz que sua análise, reflete exatamente oque procurei mostrar com esse livro. Bjo grande e muito sucesso com o blog e em tudo na sua vida. :3

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA PUBLICAÇÃO!