13 de setembro de 2015

LIVRO - SEDUZIDA PELO PERIGO - JC PONZI


SEDUZIDA PELO PERIGO - JC PONZI
O destino sempre pode nos pregar uma peça...

Catherine Zimermann levava uma vida normal, sem luxos ou grandes ambições. Após perder os pais e um trágico acidente, não conseguiu impedir que seu irmão Chase, desiludido e revoltado com a vida, partisse de sua cidade natal, deixando-a para trás. Desde então, Cath vive um dia de cada vez, cursando sem pressa a faculdade de psicologia e trabalhando em uma lanchonete de dia, para pagar seus estudos à noite. Até que um telefonema inesperado tira sua rotina dos trilhos. Chase está com a voz embargada e desesperada; está encarcerado em um presídio na Califórnia, acusado de estupro e homicídio. Cath fica perdida. Apesar de há muito desconhecer o antigo irmão dócil e carinhoso, nunca imaginara que ele fosse capaz de tremenda brutalidade. Então ela segue para Califórnia, decidida a esclarecer tal história, com ânsia de provar que o que Chase alega é a mais pura verdade: ele é inocente. Mas, para isso, Cath precisa encontrar o verdadeiro culpado. O que fazer quando a verdade que procuramos está bem diante de nossos olhos? O que fazer quando o coração nos trai e nos apaixonamos por quem deveríamos odiar? A vida não possui um roteiro. O destino sempre pode nos pregar uma peça.


NOTA SOBRE O LIVRO:

Livro escrito em primeira pessoa, onde Cath contará a história de sua vida. A infância que foi marcada pela amizade entre Cath e Chase (irmãos), Paty e Victor, que acabaram formando os casais Chase & Paty e Cath e Victor. Os pais de Chase e Cath que morreram em um acidente de carro quando eles tinham apenas 19 e 16 anos e por isso, acabaram ficando sobre a guarda de Tim Button, o pai de Victor, que era amigo do pai dos garotos. Após uma discussão entre Victor e Chase, este resolveu pegar suas coisas e sumir no mundo. Apesar de estar com raiva das circunstâncias, Chase prometeu a Cath que um dia voltaria. Inevitavelmente Chase e Paty acabaram se separando e Victor e Cath também se afastaram como namorados, mas ainda continuaram amigos e apaixonados. Como nem tudo na vida é fácil, cada um seguiu seu caminho. Victor com outra pessoa e Cath sozinha.

Passados 5 anos desde a partida de Chase, Paty também refez sua vida e agora está noiva de Brian  e na manhã seguinte da despedida de solteira de Paty, Cath recebe a ligação do irmão avisando-a que está preso em um presídio de São Francisco e que é inocente e pede ajuda. A ligação simplesmente cai!

Cath sai em busca do irmão e segue, com a ajuda dos amigos, em direção ao presídio onde o mesmo encontra-se. Algo que me irritou profundamente foi o comportamento de Chase com relação a Paty. Eles eram namorados e quando ele teve os problemas dele há cinco anos atrás e simplesmente foi embora, ele não pensou nela e agora se acha no direito de se sentir magoado e com raiva por ela ter seguido sua vida e por estar noiva de Brian? Garoto, você terá mesmo que me provar que é inocente para que minha visão sobre você mude!

Cath enche-se de coragem e determinação e sai em busca de conhecer a verdade sobre o crime pelo qual o irmão está sendo acusado. As melhores passagens da história, na minha visão, são aquelas em que a Cath relata sobre Leonard Clark, pois é através deste homem que tudo pode ser interligado. Ele é uma das peças chaves deste mistério. A narrativa de Cath inclusive se torna muito mais corajosa e madura, apesar dela se sentir amedrontada diante do inusitado. Ela teme que esteja seguindo por um caminho sem volta, mas é a sua única chance de descobrir a verdade. Bom, nem preciso dizer que é a partir daqui que tudo começa a pegar fogo. Cath precisa descobrir o que realmente aconteceu para que o irmão fosse preso, mas ela tem total consciência que está correndo riscos.

Mas quem é Leonard Clark?
Este é o homem mais temido por todos. Um homem misterioso, rico e muito poderoso. Podemos chamá-lo de "o dono do mundo". Um homem que ninguém sabe ao certo quem é e o que faz, apenas que é temido e respeitado por quem tem amor à vida. Ele está envolvido em práticas sexuais não muito convencionais. Junto com seu irmão Jodie Clark promove "reuniões" regadas com muito luxo, requinte e sexo. Leonard é um homem de poucas palavras, nenhum sorriso e muita sensualidade. Não é a toa que Cath acaba se envolvendo com ele, mas o problema é que Leonard acaba descobrindo quem ela é e as coisas podem se complicar! Algumas amigas que já leram este livro chamam o enigmático Leonard de "O Demolidor"... Uau! O que será que tem por trás deste homem? Quais serão seus segredos e mistérios? Qual é o nível de envolvimento de Leonard com a acusação que mantém Chase na prisão?

E ai você pergunta: "Mas a história fica só nisso?" E eu te respondo: Claro que não!
Em um momento de perigo Cath simplesmente se dá conta de que aquele algoz, aquela pessoa que havia passado completamente despercebido e que ela não tinha associado o nome pode ser um risco para sua vida. Alguém muito próximo e que ela não havia se dado conta. Neste momento minha intuição disse que este pode ser o envolvido, que este sim pode ser a peça que revelará a verdade absoluta, mas Cath ficou presa em sua ira e talvez não esteja ainda enxergando a verdade bem diante de seus olhos. Tenso, curioso e cativante... o texto vai te prendendo a cada linha lida e você não consegue largar até descobrir o que vem adiante. Para piorar a situação de Cath, Victor retorna da cidade natal deles atrás dela com a notícia que terminou o namoro com Brenda, que não a ama como gostaria e de não havia conseguido esquecer de Cath! Problema? Claro!

Outro macho com a síndrome do "você me traiu". Ah pelo amor de Deus né!? Qual é o problema destes homens? Eles seguem suas vidas, envolvem-se com outra pessoa e depois decidem que tem o direito de cobrar alguma coisa, de se sentir magoado porque seu belo estepe havia sido violado? Quer dizer, depois que se afastaram no passado, Victor se acertou com Brenda e independente de amá-la verdadeiramente ou não, ele seguiu sua vida. Agora que ele descobre que Cath estava em outra se sente no direito de ficar ofendido e chateado? Ah! Qual é garoto!?

Bem, analisando o comportamento dos personagens, dá pra sacar de cara que apesar de toda pose de malvado que Leonard tem, ele está mesmo muito interessado em Cath. Por outro lado, mesmo estando apaixonada pelo "homem problema", Cath precisa a todo custo descobrir a verdade, seja ela qual for. O único problema nisso tudo é que a paixão e a ira quando se juntam não são bons conselheiros. Na hora do nervoso as pessoas agem de forma vacilante. O que acontece quando um Tornado encontra um Furacão? Esta é a medida, pois Cath e Leonard formam essa dupla explosiva. Eles precisarão passar por muitas situações para compreenderem que todos os conflitos que eles possuem, na verdade, é a necessidade da aceitação do que um sente pelo outro. Junto com essa aceitação vem a necessidade da revelação. No entanto, ainda há um problema: Leonard sabe quem é Cath e existe nele a dúvida se os sentimentos de Cath são sinceros ou apenas um jogo. Para Cath, o medo e a insegurança por ser apenas um "brinquedo" para Leonard e que depois que tudo se resolver, eles nunca mais se encontrem.

Dos dois, quem mais aparentemente sofria com o medo era Leonard. Para um homem que estava habituado a jogar sempre nas suas regras, ter todas as suas fantasias realizadas, todos os seus desejos satisfeitos encontrar-se inebriado de amor e paixão por alguém ainda tão perigosa (quanto ele) era algo assustador. Nem por isso Leonard havia se esquivado de Cath, mesmo sabendo que o intuito da garota era descobrir o que realmente tinha acontecido para que seu irmão fosse acusado de algo que ele jurava ser inocente.

Estava chegando o momento das descobertas, das revelações deste caso mal explicado, no entanto, os problemas não param apenas com a revelação do verdadeiro culpado, pois existem outras coisas, outras situações que deixarão Cath em uma situação muito delicada. Para Leonard também não será nada fácil e resta saber qual a sujeira por trás disso tudo que marcará o destino de cada um.


Capa da 1ª Edição
A história é simplesmente envolvente e contagiante. Tudo muito bem escrito, bem narrado, bem construído e elaborado! Em 2014 o livro foi lançado de forma independente, (com esta capa) tanto no formato ebook quanto impresso e fez muito sucesso. 

Agora, o livro está sendo relançado pela Editora Qualis em uma edição especial e com epílogo extra. Epílogo? Não, não foi um epílogo, foi um super capítulo que ficou sensacional e muito bem escrito.

A JC Ponzi foi fantástica com a sua inspiração para esta história, sem contar que ela é uma pessoa formidável e muito carismática. Quem esteve presente na Bienal do Livro agora em 2015 e teve o prazer de encontrar com ela pode confirmar o que estou dizendo: A mulher esbanja simpatia e sua risada é contagiante. Para mim foi um prazer inenarrável e eu, claro,  corri para ler este epílogo para ficar mais ainda com aquele gostinho de quero mais. 

Para quem ainda não sabe (o que acho pouco provável) é que a JC Ponzi lançou pela Ler Editorial um livro chamado "Sob a face do poder", que é na verdade a parte oculta desta história. Tudo aquilo que a Cath não soube nos contar (já que o livro é narrado por ela), o próprio Leonard Clark irá revelar. Ansiosa para o carteiro entregar o meu (que claro, acabei comprando na pré-venda), porque eu sabia que não caberia na mala para trazer do Rio. 


ONDE COMPRAR O LIVRO:

clique aqui e adquira o livro diretamente pelo site da Editora Qualis.

0 comentários:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO SOBRE ESTA PUBLICAÇÃO!